Esboço para culto da família

Amizade; Interação entre Pais e Filhos
Introdução:
Para que a família seja bem estruturada, construída em bases sólidas é necessário um bom relacionamento entre pais e filhos quando existe esse bom relacionamento mesmo que venham momentos difíceis e problemas acharão condições de permanecerem unidos. Antes de imposições de regras que deverão ser obedecidas, os pais precisam construir um bom relacionamento de amizade.
A amizade entre pais e filhos, isto é, um relacionamento afetivo, é de extrema importância na formação da personalidade de uma pessoa e também motivo para que as normas impostas sejam obedecidas.
O que os filhos devem aos pais
Efésios 6.1-3
1  VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2  Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
3  Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
O primeiro versículo de efésios 6 Deus fala aos filhos sobre a obediência, porque é justo diz o Senhor, o que significa ser justo: sensato, íntegro, exato, preciso, que se ajusta bem, se adapta facilmente. Então sabemos que sendo obedientes praticamos a justiça além de estarmos agradando ao Senhor.
Depois o Senhor recomenda no versículo 2...Honra... Mas o que quer dizer HONRAR: conjunto de ações e qualidades que fazem com que alguém seja respeitado.
         Os filhos devem honrar aos pais  que é a mesma coisa de respeitar. E porque o Senhor fez este mandamento?
Olha o que estar escrito no versículo 3  Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
Nós vemos em noticiários, no nosso bairro, em todos os lugares que muitos jovens hoje têm suas vidas interrompidas muito cedo. E porque será que isso acontece? Porque será que jovens morrem tão cedo?
Não se enganem a bíblia é muito clara, aqueles que decidem seguir o seu próprio caminho, isto é, seguem na direção errada, desobedecendo aos pais, as autoridades, não querem saber de Deus, jovens indisciplinados que querem seguir os caminhos das drogas, do crime, prostituição, e muitas outras coisas erradas. A bíblia fala em Romanos 6.23 Porque o salário do pecado é a morte. Deus dar várias oportunidades para a pessoa se arrepender de seus erros e pecados, mas muitas vezes essas pessoas decidem não querer e muitas vezes pagam com a própria vida.
No livro de Lucas cap. 15.11-32 conta a parábola do filho pródigo. O pai tinha dois filhos a qual ele amava-os muito incondicionalmente, o filho mais velho era trabalhador e obediente, porém o filho mais novo, “podemos assim dizer que estava na fase da rebeldia” ele sabia que ia herdar um bom dinheiro do seu pai após sua morte, porém ele não queria esperar, Na sua pressa em querer conhecer o mundo e se divertir, viver sua própria vida independente, ele chegou para o pai e pediu a sua herança antecipada. O pai como o amava deu o dinheiro. E logo esse jovem partiu para uma terra bem distante, e logo começou a fazer muitas amizades e participar das baladas da época, beber, conhecer muitas mulheres, ele estava na ilusão de que tinha uma vida feliz, tudo que ele queria estava acontecendo. Aquele rapaz desprezou o amor de seu pai, desobedeceu e quis seguir o seu próprio caminho, seguiu na direção errada. E a bíblia é muito clara queridos veja o que estar escrito em provérbios 20.20 Se alguém amaldiçoar seu pai ou sua mãe, a luz de sua vida se extinguirá na mais profunda escuridão.
 Isso não é diferente comigo e você, precisamos entender que Deus quer o melhor para nossas vidas e que para isso devemos ser obedientes a Deus, aos nossos pais. Logo aquele jovem ia começar a pagar muito caro pela sua desobediência, seus erros e pecados, porque Deus faz assim ele castiga a quem ama, Deus aplica a correção, muitas vezes a pessoa precisa chegar ao fundo do poço para aprender e enxergar o seu erro. Aquele jovem perdeu todo o seu dinheiro e ficou sem nada, somente com a roupa do corpo, e seus amigos o abandonaram. E para não morrer de fome precisou arrumar um emprego e o único que ele conseguiu foi para cuidar de porcos, veja a situação que ele chegou um jovem que tinha todo conforto na casa de seu pai até empregados tinha a seu dispor, agora estava cuidando de porcos, a bíblia conta que ele tinha tanta fome que até a as bolotas dos porcos ele sentia vontade de comer. Ninguém se importava com ele estava completamente sozinho. Olha que situação difícil à dele, veja a situação que Deus permitiu que ele chegasse, ele estava no fundo do poço. Estava pagando muito caro porque desprezou e desobedeceu tanto a Deus como a seu pai. Mas foi nessa situação que o jovem começou a perceber o seu grande erro, ele sentiu vergonha do que  tinha feito e começou a se arrepender profundamente. Deus é misericordioso, e tudo o que Ele quer é nos amar e perdoar de nossos pecados. Estar escrito em Tiago 4.8 Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. E a bíblia diz que aquele jovem voltou para a sua casa e pediu perdão a Deus e a seu pai, e pediu pra ser recebido como um dos empregados dele. Mas o seu pai o amava muito o perdoou e recebeu com grande festa. Então esse exemplo serve de lição para as nossas vidas não vamos seguir nossos próprios caminhos, vamos ser obedientes a Deus, e sejam obedientes aos seus pais, para que vocês tenham vida longa e abençoada por Deus aqui na terra.
O que os pais devem aos filhos
Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.
Olha como Deus é claro em suas palavras devemos ensinar nossos filhos em todas as oportunidades que tivermos.
A educação dos filhos é responsabilidade inteiramente dos pais, aqueles pais que deixam essa educação nas mãos de terceiros traz prejuízos sem precedentes para eles próprios. Sabemos que a igreja, a escola, auxiliam os pais nessa educação, porém a responsabilidade foi dada aos pais. Estar escrito em provérbios 22.6 Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
Todos os dias nossos filhos são bombardeados por Satanás, que deseja ardentemente conseguir tomar os nossos filhos par o mundo das drogas, da sensualidade, do homossexualismo, da bebida e tantas outras coisas..., é nosso dever como pais lutar para isso não acontecer temos que entrar na guerra diariamente com oração, sim, mas não somente com isso, sabemos que a oração é uma arma poderosa, mas também precisamos ter um bom relacionamento com os nossos filhos, isto é ter amizade, interação, aproximação suficiente para que eu e nem você percamos nossos filhos para Satanás.

E pra finalizar essa mensagem tem algumas dicas de como você conseguir ter esse bom relacionamento com seus filhos.

Em Colossenses 3.21 diz: Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.
        
1º Relação de Afeto: eles desejam ver à relação e amor entre os pais.
2º Precisam ser ouvidos: muitos pais não dão atenção ao que o filho quer dizer ou quando escutam ignoram a mensagem contida nas palavras.
3º Amor Incondicional: demonstre amor, aceitação, não faça cobranças exageradas ou mesmo indevidas, faça elogios, dê a devida importância para que seu filho sinta que de fato pertence aquele grupo familiar.

É muito importante, que você não desista na primeira tentativa, ore ao Senhor peça sabedoria, peça ao Senhor o que for preciso para conquistar amizade de seus filhos.


E filhos retribuam o amor de seus pais, obedecendo e honrando em tudo.

Sâmara Alencar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGRAL NARRADO ANIVERSÁRIO DO PASTOR

O Segredo da Melancia Esboço Pregação Infantil

Tema Pare Olhe Siga a Jesus. Pregação infantil (esboço)

Explicação do versículo Lucas 2.52. EBF

Davi e Golias esboço para pregação infantil

A Pesca Maravilhosa Esboço Infantil

Esboço para culto infantil A Armadura de Deus

Pregação Infantil Deus é Amor; Deus é Bom; Deus é Santo; Deus é Luz e Puro.

Parábola dos Talentos - Esboço para culto infantil

Em busca do Tesouro pegação infantil